top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

uma mulher comum

Tipo de projeto

documentário

Data

2023

Localização

Anis/Instituto de Bioética

Função

pesquisadora audiovisual

“uma mulher comum” é um documentário sobre uma história de aborto de Scarleth na Argentina. Uma mulher por minuto aborta no Brasil, e a maioria delas em condições inseguras. Como Scarleth, a mulher que aborta é negra, jovem e tem filhos.

Scarleth atravessou a fronteira para não adoecer, não morrer e não ser presa. Sem nunca ter visitado país estrangeiro, Scarleth chegou a Buenos Aires com a mãe, Margarete. Mãe e filha foram acompanhadas por Rebeca, outra brasileira a ter atravessado fronteiras para um aborto legal, e de um jornalista do mais importante canal de televisão no Brasil. Scarleth quis fazer uma história pública de sua própria intimidade, e um evento com diferentes camadas narrativas: a sua própria biografia, a da televisão e a minha como documentarista.

A viagem de mulheres entre fronteiras é um fenômeno recente na história do aborto no Brasil. O aborto foi legalizado na Argentina em 2020, e pouco se conhece sobre esse trânsito entre os países. Em um momento de intensas transformações políticas no Brasil e na Argentina, o filme localiza a história de Scarleth em um capítulo de mais longa duração das lutas democráticas por direitos das mulheres: são os lenços brancos das mães e avós da Praça Maio, nos anos 1970; e os lenços verdes das meninas, mulheres e todas as pessoas da Maré Verde, nos anos 2020.

As imagens de arquivo das marchas das mães da Praça de Maio e a cumplicidade amorosa entre Scarleth e Margarete num quarto de hotel em Buenos Aires me provocaram a pergunta sobre “o que as mães são capazes de fazer para proteger os seus filhos?”. Se bem escutei e senti a história de Scarleth e de tantas outras mulheres, “uma mulher comum” é um documentário sobre uma história de aborto, mas também sobre a coragem de gerações de mulheres anônimas que desafiaram regimes políticos autoritários.

sobre

ruafrutapão é Elizama Almeida

Briefly introduce yourself and share something interesting with website visitors. Double click to edit the text.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
IMG_4184.jpg

(11) 3456-7890

Rua Prates, 194 - Bom Retiro, São Paulo - SP, 01121-000

bottom of page